sexta-feira, 23 de abril de 2010

Toulouse


Faz parte de nosso roteiro uma passagem rápida por Toulouse, mesmo que seja apenas para conhecer o aeroporto... Nessa cidade alugaremos dois carros e seguiremos para as localidades onde ficaremos hospedados, e das quais apresentaremos alguns dados brevemente. Toulouse é a capital e a maior cidade do departamento da Alta Garona e a quarta maior cidade da França. Situa-se no sul do país, nas margens do rio Garona. A região urbana de Toulouse tem cerca de 1 120 000 habitantes. Faz parte da França desde 1271. Ela é chamada a "cidade rosa" em razão da cor do principal material de construção tradicional local.
Segundo os dados de 2004, Toulouse é a quarta cidade da França com 435 000 habitantes, a quarta área urbana da França com 1 117 000 habitantes (dados de 2007 e a quinta aglomeração do país após Paris, Lyon, Marselha e Lille, tem 45 km² e situa-se a 50 m acima do nível do mar. Ela é também o maior centro universitário da província, com mais de 120 000 estudantes.
A população da cidade aumenta principalmente graças a um saldo migratório muito positivo, a um posicionamento geográfico interessante (clima, montanha, mar) e a uma reputação e imagem bastante positiva (qualidade de vida, variação das formações profissionais e universitárias, posicionamento socioeconômico das indústrias e dos serviços tais a aeronáutica, o espaço e eletrônica).
A cidade beneficia-se, pelas influências oceânicas e mediterrâneas, de um clima temperado entre o outono e a primavera, e de um verão relativamente quente e seco. Os meses mais chuvosos são os de abril, maio e junho. As temperaturas mínimas chegam no mês de janeiro a aproximadamente aos -5°C e as temperaturas máximas em agosto aos 35°C.

domingo, 11 de abril de 2010

Programação de viagem do Marco & Marcy


Nossos companheiros de viagem, Marco e Marcy, nos enviaram sua programação de viagem à França, visto que farão um outro roteiro alguns dias antes, e juntar-se-ão a nós em Paris no dia 22 de maio. Eis o relato do Marco:
Dia 20 seguiremos a Blois, Chateu de Chambord, MUSÉE DUJNOIS (castelo do século 15) e no caminho para Chambord, conhecer as masmorras do chateau em MEUNG-SUR-LOIRE.
No mesmo dia 20 seguimos para Amboise, dormir e curtir a cidade à noite para no outro dia pela manhã passear nas suas vielas e conhecer seu castelo, conhecer o chateau de Chenonceau (castelo das mulheres). Conhecer a casa de Leonardo da Vinci, Clós –Luce e Conhecer o pagode de Chanteloup.
Dia 21/05 rumo Tours e arredores, castelo de Villandry, Chateua Azay-le Rideau e se possível Semur e arredores.
No mesmo dia seguir para Chartres, para no dia 22/05 visitar sua catedral e seus vitraoux e à tarde seguir para Paris encontrar "nos amis", para seguir viagem para Toulouse. Portanto "bon voyage".
Marco e Marcy
Em cima, à esquerda, o Castelo de Chambord. À direita, em baixo, mapa do Vale do Loire.

sábado, 3 de abril de 2010

Entrando em detalhes


A segunda reunião, na residência de nossos amigos Gerd e Lou, aconteceu numa noite agradibilíssima, em que todos os cinco casais se sentaram em torno da mesa redonda no deck com vista para o Vale das Itoupavas. Em meio à degustação de espumantes e vinhos perfeitamente harmonizados com o cardápio, as conversas giraram em torno de nossa viagem. Ficou estabelecido que todos se encontrarão no Aeroporto Charles de Gaule no dia 22 de maio, onde pegaremos o avião para Toulouse. A viagem segue em carros alugados até as cidades de Dordogne e Saint-Foy-la-Grande, onde ficaremos por duas semanas (uma semana em cada). No dia 05 de junho embarcaremos de volta, chegando ao Brasil no dia seguinte.

Foram discutidos também alguns detalhes, aproveitando para relembrar as experiências de alguns amigos em viagens anteriores, o que ampliou ainda mais o ambiente de confraternização.

As expectativas pela viagem aumentam exponencialmente...

Primeira etapa: a organização


Em 21 de novembro de 2009 aconteceu o primeiro encontro oficial da turma que pretende fazer um tour enogastronômico pelo sul da França no primeiro semestre de 2010. Nessa reunião, que aconteceu na residência de Paulo e Luzete, foram tomadas diversas decisões, tais como: período da viagem, locais onde ficaremos hospedados, aluguel de carros, definição da tesoureira (Luzete), distribuição dos compromissos financeiros, visitação a vinícolas da região, etc. Fernando apresentou mapas das regiões a serem visitadas e localizações das duas residências que alugamos.
Todos saíram da reunião super-empolgados e marcamos um novo encontro a ser realizado na residência de Gerd e Lou, em data a ser marcada.
O mapa mostra, no sul da França, as regiões de Midi-Pyrénées e Languedoc-Rousillion, onde ficaremos e que pretendemos conhecer e curtir.