terça-feira, 25 de maio de 2010

A gastronomia dos bistrôs parisienses



Uma das melhores opções para se conhecer bem o espírito da França é fazer uma viagem gastronômica pelas diferentes regiões do país. Cada cidadezinha do interior francês, por menor que seja, tem a sua cozinha e o seu vinho particulares.
Embora pareça ser excêntrica e cara, essa viagem pode ser barata e ensinar muito da genuína cultura francesa. Uma refeição para os franceses não é apenas alimento, é um ritual em si, um acontecimento especial, o melhor momento do dia, que pode durar várias horas ou mesmo uma noite inteira. As refeições são sempre acompanhadas por vinho, mesmo em almoços no refeitório do trabalho. Até as crianças aprendem a tomar vinho cedo.
É na mesa que os franceses passam as horas mais agradáveis das suas vidas. Aniversários, casamentos, formaturas, datas especiais são sempre comemoradas em jantares, seja por jovens ou pelos mais velhos. No nosso caso, os quase três dias que passamos em Paris tiveram como pontos importantes a visita a alguns bistrôs da cidade, recomendados por revistas e sites especializados. Abaixo, alguns pratos que degustamos e que são inesquecíveis, tanto na aparência como no paladar. Sempre, é lógico, as conversas e papos informais dos amigos aumentam ainda mais o prazer de comer.

Carcassone



Esta cidade medieval está situada no sul da França, nos Pirineus franceses, próxima à fronteira com a Espanha, entre as cidades de Montpellier, Toulouse e Perpignan. Está localizada em uma colina, ao lado da estrada que une o Atlântico ao Mediterrâneo, a uns 60 km do último, e é banhada pelo rio Aude. Carcassonne foi restaurada na segunda metade do século XIX e se encontra em excelente estado de conservação. A cidade é bem pequena, com cerca de 45 mil habitantes, mas se encontra cheia de turistas durante todo o ano. A vila fortificada de Carcassonne, chamada de ‘’La cité’’, foi declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO, no ano de 1997, e todos os anos milhões de turistas lotam suas ruas para admirar suas colossais fortalezas. A parte antiga da cidade é um lugar de grande atração não só a nível francês, mas com alcance europeu devido ao ótimo estado de conservação do monumento. Devido ao forte turismo a maior parte do interior das muralhas foi convertido em comércio, como restaurantes, bares, lojas de suvenir, hotéis e outros. A melhor maneira de conhecer a cidade é caminhando, já que a La Cité se encontra bem perto da parte nova da cidade (do outro lado do rio), e a parte interior das muralhas é pequena. Carcassonne é um dos lugares mais interessantes do sul da França, é praticamente voltar à idade média e reviver o passado. Neste lugar interessante e histórico, encontramos nossos amigos José e Denise, que durante alguns anos participou de nossas degustaçoes de vinho no Salut au Vin, em Blumenau. Eles estão passeando pela Europa em moto home e coincidentemente estão próximos a Carcassone, por isso marcamos encontro com eles. Estamos tendo muita sorte com o tempo, que está maravilhoso, com muito sol, céu limpo e temperaturas agradabilíssimas. À noite, a lua está se aproximando da fase cheia.