terça-feira, 8 de junho de 2010

Os vinhos franceses

A França é um país em que o vinho está inserido no cotidiano de seu povo, o vinho é um trunfo de seu povo, motivo de orgulho e prestigio internacional. Seus vinhedos são a expressão máxima de qualidade, onde o terroir é gritante e fundamental. Os diferentes tipos de vinhos em pequenos espaços de terrenos, são marcantes.
Existem na França vinhos excepcionais e também grandes vinhos que devem ser bebidos sem grandes preocupações. A primeira preocupação de um enófilo que está prestes a conhecer os vinhos da França é saber diferenciar os vinhos, já que existem dezenas de denominações de origem e comunas com nomes de vinhedos.
Apreciadores de bons vinhos que somos, foi justamente para conhecer na prática bons vinhos franceses, que viajamos no intuito de encontrar alguns que conhecíamos apenas por informação. E as surpresas foram enormes, tanto por algumas poucas decepções, mas muito mais pela maioria de vinhos estupendos que degustamos.
Além de apreciar bons exemplares de diversas vinícolas, pudemos observar o quanto é importante a noção do terroir francês. O conceito de terroir é uma particularidade francesa que dá a seus vinhos personalidade, de acordo com as uvas utilizadas, os terrenos onde foram cultivadas, o microclima da região, a experiência dos viticultores e ainda a qualidade da cave ou dos barris. O terroir é, além disso, um conceito cultural, ligado às comunidades locais, que vivem do cultivo e culto ao vinho.
Nas fotos, exemplares que degustamos com muito carinho...